Somos especialistas em licenciamento ambiental e aprovação de projetos!!
Entre outros projetos e serviços você pode contar conosco para o licenciamento de loteamentos, laudo de fauna, projeto de reflorestamento, projeto de compensação ambiental, laudo de caracterização de vegetação, EIA e RIMA.
Projetos ambientais alinhados com a legislação vigente para instalação e operação de empreendimentos com foco no desenvolvimento sustentável em área urbana e rural!!
Possuímos 10 anos de atuação na área de geotecnologias aplicadas e projetos de engenharia. Acompanhando o mercado com demandas cada vez mais exigentes, temos o foco na elaboração de projetos e prestação de serviços altamente qualificados com responsabilidade, comprometimento e eficiência técnica, valorizando os negócios dos quais participamos, respeitando a confiança do investimento de nossos clientes em resultados com profissionalismo.
Somos também especialistas em levantamentos de informações espaciais para empreendimentos em área urbana e rural, bem como elaboração de peças técnicas diferenciadas com o rigor técnico que nossos clientes merecem.
Temos a expertise que você procura para licenciamento de loteamentos, laudo de fauna, projeto de reflorestamento, projeto de compensação ambiental, laudo de caracterização de vegetação, EIA e RIMA!! Valorize seu investimento!!
Temos a expertise que você procura para licenciamento de loteamentos, laudo de fauna, projeto de reflorestamento, projeto de compensação ambiental, laudo de caracterização de vegetação, EIA e RIMA!! Valorize seu investimento!!
Licenciamento ambiental
É por meio do licenciamento ambiental que a administração pública é capaz de gerenciar a atuação das empresas, tendo sempre em vista a assertividade na manutenção dos recursos naturais, diminuindo ou evitando impactos ambientais. Em outras palavras, realiza-se a busca pelo equilíbrio entre os recursos naturais e o desenvolvimento de atividade quase sempre econômica. Desta forma, toda empresa deve possuir como premissas, além do zelo pela idoneidade, o desenvolvimento sustentável de suas atividades em equilíbrio com as agendas ambientais nacionais e internacionais, fomentando educação e equilíbrio social.
Licenciamento Ambiental para Loteamentos
O licenciamento ambiental de loteamentos quando realizado de forma coerente permite o crescimento urbano ordenado e diminui o impacto ambiental causado pela implantação e operação do empreendimento. Este tipo de licenciamento ocorre basicamente em três etapas, com a Licença Ambiental Prévia (LAP), a Licença Ambiental de Instalação (LAI) e a Licença Ambiental de Operação (LAO). A documentação necessária para cada etapa é regida por instruções normativas, podendo, cada município, ter sua peculiaridade por meio das legislações de âmbito municipal. Quanto aos estudos necessários, variam de acordo com o porte do loteamento, podendo ser necessário desde um Estudo Ambiental Simplificado – EAS, até um Estudo de Impacto Ambiental com seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
Laudo de Fauna e Flora
É o dimensionamento da fauna relacionada com possíveis impactos decorrentes da instalação e operação de determinado empreendimento sobre a fauna silvestre local e regional, ou para propor ações de manejo e conservação de determinada espécie. O laudo de fauna faz parte dos documentos necessários para obtenção das licenças ambientais dos empreendimentos, incluindo, obrigatoriamente, a descrição detalhada da metodologia de campo por grupo estudado, os locais e pontos de amostragem, por meio de imagem de satélite e georreferenciamento.
Projeto de Reflorestamento
O reflorestamento baseia-se em substituir as árvores cortadas por uma nova geração para, por exemplo, restauração após o corte de madeira comercializável, compensação após a expansão na terra devido a atividades humanas, renovação após o envelhecimento da floresta, regeneração após catástrofes naturais, manutenção do equilíbrio do ecossistema e da biodiversidade, criação de habitats para as eco-comunidades, etc. As melhores técnicas de reflorestação requerem a plantação imediata assim que uma floresta é cortada ou destruída. O plantio de mudas para reflorestamento tem lugar de duas maneiras, natural ou artificialmente. O processo natural baseia-se no enraizamento de sementes e brotos de árvores próximas sem assistência humana. No entanto, o reflorestamento natural é insuficiente e deve ser apoiado por outras técnicas quando a substituição de árvores envolve a participação de pessoas.
Projeto de Compensação Ambiental
A licença ambiental estabelece regras, condições, restrições e medidas de controle ambiental. Dentre estas medidas encontra-se a compensação ambiental que funciona baseada na ideia de Poluidor-Pagador. É no processo de licenciamento que é realizado o EIA/RIMA à fim de se ter um parâmetro de dano ambiental a ser causado pelo empreendimento. Após identificar as atividades causadoras de impacto, então é realizado um Projeto de Compensação Ambiental. A compensação ambiental é definida no artigo 36 da Lei Federal nº 9.985/2000 (lei também conhecida como SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação), sendo o instrumento legal que obriga o empreendedor a minimizar e compensar os impactos ambientais causados pelas suas atividades potencialmente poluidoras e/ou que possam causar degradação ambiental.
Laudo de caracterização vegetal
O laudo é parte fundamental para a liberação de supressão da vegetação existente no local onde pretende-se implantar um empreendimento, e sua abrangência se aplica a todos os biomas do estado de São Paulo e em demais localidades. Há necessidade de que se tenha um laudo de caracterização de vegetação sempre que houver intervenção em qualquer tipo de vegetação que compreenda empreendimentos como loteamentos residenciais, edifícios públicos, galpões industriais, entre outros.
Análises e mapas de uso e ocupação do solo
O mapeamento do uso e ocupação do solo pode ser elaborado por meio de interpretação visual ou processamento digital de imagens. Este mapeamento designa qualquer forma de uso, tanto pela cobertura vegetal natural, quanto o uso pelas diversas atividades humanas: áreas urbanas, atividades agropecuárias, mineradoras, industriais e extrativistas, etc. Tendo por referência imagens orbitais, fotografias aéreas por drone ou levantamentos topográficos e geodésicos, pode ser realizadas algumas análises do uso e ocupação do solo, como identificação de áreas degradadas, evolução do processo de ocupação do solo a partir de imagens históricas, mapa de cobertura vegetal e uso do solo propriamente dito, avaliação do grau de conservação das Áreas de Preservação Permanentes, entre outras.
Planos e projetos de saneamento ambiental
Saneamento ambiental é um conjunto de práticas e serviços que contribuem para a melhoria do meio ambiente, da qualidade de vida, da saúde pública e do bem-estar da população. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, as ações de saneamento são classificadas nos seguintes grupos: Água: estações de tratamento de água, sistema de abastecimento e sistema de captação. Esgoto: rede coletora , interceptores, emissários, estação elevatória, estação de tratamento de esgoto. Resíduos sólidos e líquidos industriais e de fossas: tratamento e destinação de resíduos industriais líquidos e sólidos, tratamento/disposição de resíduos especiais (agroquímicos, medicamentos etc.), tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos.
Inventário florestal
Tradicionalmente as atividades de inventário florestal inicia-se com 6 meses após o plantio e depois são feitas ano após ano, para acompanhamento do crescimento da floresta. O processo de inventário florestal é realizado de maneira amostral, isto é, são delimitadas frações da floresta, também chamadas de parcelas amostrais, e a partir destas parcelas, é realizada a coleta das informações de todas as árvores que estiverem dentro da área delimitada. As informações coletadas como o diâmetro a altura do peito (DAP) e a altura total das árvores servirão posteriormente de entrada em modelos matemáticos e estatísticos para obtenção de diversas variáveis de interesse florestal, dentre elas o volume das árvores em m³, que depois serão extrapoladas para o ativo como um todo. Em outras palavras, o Inventário Florestal é o procedimento para obter informações sobre as características quantitativas e qualitativas da floresta e de muitas outras características das áreas sobre as quais a floresta está se desenvolvendo.
ENTRE EM CONTATO!! TEMOS A EXPERTISE QUE VOCÊ PROCURA!!
Projetos ambientais alinhados com a legislação vigente para instalação e operação de empreendimentos com foco no desenvolvimento sustentável em área urbana e rural!! Entre outros projetos e serviços você pode contar conosco para o licenciamento de loteamentos, laudo de fauna, projeto de reflorestamento, projeto de compensação ambiental, laudo de caracterização de vegetação, EIA e RIMA. Possuímos 10 anos de atuação na área de geotecnologias aplicadas e projetos de engenharia. Acompanhando o mercado com demandas cada vez mais exigentes, temos o foco na elaboração de projetos e prestação de serviços altamente qualificados com responsabilidade, comprometimento e eficiência técnica, valorizando os negócios dos quais participamos, respeitando a confiança do investimento de nossos clientes em resultados com profissionalismo. Oferecemos a expertise que você busca com profissionalismo e eficiência técnica. Nos dedicamos em apresentar resultados eficientes, com alto padrão e rigor técnico. TEMOS A EXPERTISE QUE VOCÊ PROCURA!! ENTRE EM CONTATO!!
