GEODÉSIA | GEORREFERENCIAMENTO

Possuímos 10 anos de atuação na área de geotecnologias aplicadas. O desenvolvimento de projetos em plataforma BIM e SIG são diferenciais que fazemos questão de salientar, sobretudo quando vinculados ao georreferenciamento de informações espaciais de imóveis e empreendimentos rurais e urbanos.

Possuímos 10 anos de atuação na área de geotecnologias aplicadas e projetos de engenharia. Acompanhando o mercado com demandas cada vez mais exigentes, temos o foco na elaboração de projetos e prestação de serviços altamente qualificados, com responsabilidade, comprometimento e eficiência técnica, valorizando os negócios dos quais participamos, respeitando a confiança do investimento de nossos clientes em resultados de alto padrão. Somos especialistas em levantamentos de informações espaciais para empreendimentos em área urbana e rural, bem como elaboração de peças técnicas diferenciadas com o rigor técnico que nossos clientes merecem.

Entre outros projetos e serviços você pode contar conosco para design de interiores e maquetes completas em 3D, juntamente todos os projetos básicos e executivos, bem como levantamentos topográficos, georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, locação de obras e infraestruturas e muito mais. Nos dedicamos em apresentar resultados eficientes, com alto padrão e rigor técnico. Entre em contato, oferecemos a medida certa para seu investimento em projetos e serviços de engenharia.

Você possui um imóvel rural e ainda não realizou o georreferenciamento INCRA ou cadastro CAR?! Está em busca de profissionais qualificados?! Temos a expertise que você procura!! Valorize seu investimento em serviços profissionais!!

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais INCRA

Georreferenciar um imóvel é definir a sua forma, dimensão e localização geográfica por métodos de posicionamento por satélites. O Incra, de acordo com a Lei 10.267/01, exige que este georreferenciamento seja executado de acordo com a sua Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais NTGIR 3ª edição, que impõe a obrigatoriedade de descrever seus limites, características e confrontações através de memorial descritivo executado por profissional habilitado, com a emissão da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), por parte do CREA, contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites, podendo ser acessado por meio da plataforma SIGEF, referência para submissão da planilha técnica e consulta de imóveis georreferenciados.

Locação de obras por receptores geodésicos e RTK

A técnica RTK com receptores GNSS para locação é rápida, precisa, eficiente. Comparada com o uso de estação total há um ganho significativo de produtividade. O uso da técnica RTK, voltado à locação de estradas, terraplenagem, loteamentos, barragens, obras de redes pluviais e rede de esgoto, pode aumentar em até cinco vezes a velocidade de trabalho. O uso do RTK só fica restrito ao ambiente de trabalho caso existam muitos obstáculos que interfiram na visibilidade dos satélites rastreados. Os receptores GNSS (Global Navigation Satellite System) são utilizados na maioria dos levantamentos topográficos promovendo a geolocalização precisa sobre a terra.

Implantação de marcos geodésicos para o planejamento e ordenamento urbano

A implantação de marcos geodésicos em uma rede de referência é importante para os municípios e outros órgãos que promovem o desenvolvimento assertivo, com planejamento e amarração geográfica. Após a implantação de uma Rede de Referência Municipal a municipalidade passa a contar com coordenadas oficiais, em latitudes, longitudes a altitudes ortométricas, favorecendo o cenário de desenvolvimento infraestrutural, pro exemplo, ou ainda na implementação de projetos que visam a eficiência das ações das secretarias municipais. Tais coordenadas são obtidas através de levantamentos com equipamentos GNSS de alta precisão em rigorosas campanhas de rastreamento.

Levantamento de imóveis e infraestruturas urbanas e rurais

Os receptores GNSS (Global Navigation Satellite System) são utilizados na maioria dos levantamentos topográficos e/ou geodésicos e auxiliam para que ocorra um melhor rastreio das informações do local de interesse. É fundamental que o engenheiro cartográfico ou agrimensor encontre o receptor ideal para suprir todas as necessidades do dia a dia do seu trabalho, reduzindo custos e otimizando seu tempo. Antes de falar sobre os receptores é interessante falar a respeito de posicionamento. Posicionar um objeto significa determinar suas coordenadas em relação a um referencial específico. Para isso, essas coordenadas (…)

Apoio posicional de alta precisão para levantamentos aéreos por RPAs

Ao processar as imagens captadas por processo de mapeamento aéreo em produtos aerofotogramétricos de alta precisão, há necessidade da informação precisa do ponto no solo correspondente à imagem adquirida. Desta forma, a utilização de tecnologia GNSS promove a adequação dos produtos com uma precisão centimétrica ou milimétrica. Pontos de apoio são foto identificáveis, ou seja, são objetos, alvos, detalhes no terreno e que irão aparecer nas imagens aéreas, são utilizados para fazer a relação entre o sistema de coordenadas da imagem com o sistema de coordenadas do terreno. Pontos de Controle: Basicamente são pontos de referência (…)

Utilização de sistemas GNSS para agricultura de precisão

Para um melhor manejo das culturas agrícolas, novas tecnologias têm sido desenvolvidas no campo com o auxílio da mecanização agrícola. Dentre elas, destaca-se a utilização de sistemas de navegação global por satélite (Sistema GNSS) aliados a sistemas de direcionamento automático de máquinas agrícolas. Como alternativa para a utilização de sinal de RTK, apresenta-se no mercado o conceito de estações de referência virtual (VRS)que podem ser conectadas com os receptores via rádio (UHF) ou por meio de internet (3G). O conceito de rede de estações de referência para o GNSS foi desenvolvido (…)

Parcelamento de solo (loteamento)

A forma como o solo é adquirido para uso particular no campo ou nas cidades é através do parcelamento dos mesmos em lotes. Este parcelamento denomina-se loteamento. Os lotes variam de dimensão de acordo com as leis municipais e também de acordo com o bairro. Na Zona Rural esses lotes são geralmente de tamanhos muito maiores do que na Zona Urbana. Nas cidades, os lotes podem receber edificações para habitação ou trabalho, respeitando as regras de construção que estão discriminadas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano, que cada Município possui especificando suas particularidades. Para a realização de um loteamento, o primeiro passo é o levantamento topográfico do terreno (…)

Estudo de Viabilidade de Loteamento

O estudo de viabilidade visa encontrar a melhor alternativa para geração de valor da gleba, e assim, fornecer informações de extrema importância para os empreendedores que desejam investir no desenvolvimento urbanístico da gleba. O parcelamento de solo urbano, que é regido pela Lei Federal Nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, permite o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, chamados de loteamentos. A tomada de decisão de investimentos no setor encara certas especificidades, em especial pouca flexibilidade, elevados níveis de incerteza e o longo prazo de maturação. Neste contexto, a análise de viabilidade ocorre para que se agregue credibilidade ao proposto (…)

Avaliação de imóveis urbanos e rurais

A avaliação de imóveis é feita dentro de procedimentos técnicos para a realização das análises de valor. Os bens materiais são os imóveis urbanos, rurais e industriais, os veículos, as máquinas e equipamentos, o cultivo agrícola e os semoventes. Na categoria dos intangíveis se incluem o fundo de comércio, os lucros cessantes, as marcas e patentes. Existem diversas formas de obter-se o valor de um imóvel. A escolha do método depende das informações disponíveis e do nível de rigor desejado. Uma das melhores formas para Avaliação de Imóveis é por comparação com imóveis semelhantes (método da Comparação de Dados de Mercado). É o melhor método, mas depende da existência de transações do mesmo tipo (…)

SOLICITE UM ORÇAMENTO!! TEMOS A EXPERTISE QUE VOCÊ PROCURA!!

A Atlas GeoTop atua nos setores voltados à regularização e infraestrutura urbana/rural, meio ambiente, projetos e obras civis, além do cadastro, avaliação de imóveis, levantamentos topográficos e geodésicos com coordenadas reais de imóveis, locação de obras e georreferenciamento de imóveis ruais INCRA. Realizamos também o planejamento, projeto e suporte à execução de obras civis. Persistindo em nossa equipe uma visão global, oferecemos com profissionalismo e comprometimento diversos serviços no âmbito da engenharia civil e geoprocessamento, além de peças técnicas especializadas para geotecnologias e geociências aplicadas. Oferecemos serviços especializados com eficiência e comprometimento no atendimento das demandas exclusivas de alto padrão. Realizamos levantamentos levantamentos aéreos por drone e vant para grandes áreas e municípios, bem como levantamentos topográficos, geodésicos e cadastrais multifinalitários, com ênfase à elaboração de peças técnicas especializadas e projetos por meio de tecnologia B.I.M. para parcelamento de solo, vias urbanas e rurais, dimensionamento de taludes, loteamentos, divisão, demarcação, regularização de imóveis e viabilidade de empreendimentos em área urbana e rural, além de projetos arquitetônicos, elétricos, hidrosanitários, entre outros.


    Projeto de EngenhariaLevantamento TopográficoLevantamento GeodésicoProjeto de Meio Ambiente