Serviços especializados e de alto padrão. Valorize seu investimento em peças técnicas e serviços executados com profissionalismo, eficiência e comprometimento!!
Possuímos 10 anos de atuação na área de geotecnologias aplicadas e projetos de engenharia. Acompanhando o mercado com demandas cada vez mais exigentes, temos o foco na elaboração de projetos e prestação de serviços altamente qualificados, com responsabilidade, comprometimento e eficiência técnica, valorizando os negócios dos quais participamos, respeitando a confiança do investimento de nossos clientes em resultados de alto padrão. Somos especialistas em levantamentos de informações espaciais para empreendimentos em área urbana e rural, bem como elaboração de peças técnicas diferenciadas com o rigor técnico que nossos clientes merecem.
Entre outros projetos e serviços você pode contar conosco para design de interiores e maquetes completas em 3D, juntamente todos os projetos básicos e executivos, bem como levantamentos topográficos, georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, locação de obras e infraestruturas e muito mais. Nos dedicamos em apresentar resultados eficientes, com alto padrão e rigor técnico. Entre em contato, oferecemos a medida certa para seu investimento em projetos e serviços de engenharia.
Você está em busca de profissionais que possam expressar seu dados em formato espacial? Precisa de imagens de satélite para realização de trabalhos específicos? Temos a expertise que você procura!! Valorize seu investimento em serviço profissionais!!
Tratamento e geoprocessamento de imagens de satélite
O processamento de imagens de satélite dividi-se em pré-processamento, realce e classificação. As técnicas voltadas para a análise de dados multidimensionais, adquiridos por diversos tipos de sensores recebem o nome de processamento digital de imagens, ou seja é a manipulação de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a saída do processo são imagens. Usa-se para melhorar o aspecto visual de certas feições estruturais para o analista humano e para fornecer outros subsídios para a sua interpretação, inclusive gerando produtos que possam ser posteriormente submetidos a outros processamentos.
Georreferenciamento digital de cartas e mapas para estudos e regularização de imóveis
Os mapas digitais georreferenciados propiciam suporte tanto para a detecção de problemas de forma localizada, quanto para eliminação destes, facilitando e auxiliando as tomadas de decisões. Entretanto, no Brasil temos um grande número de imóveis que possuem descrições precárias, ou ainda os mapas encontrados que deveriam determinar os limites de imóveis na maioria dos casos não possuem informações técnicas suficientes para a localização e demarcação de um imóvel alvo de ação demarcatória, por exemplo. Nestes casos, a partir de imagens de satélite e outras bases de dados cartográficos digitais é possível realizar o georreferenciamento de tais cartas e mapas antigos e com isso afirmar ou inferir sobre determinada divisa e com isso dar sequencia a regularização fundiária de interesse.
Vetorização de dados
É comum nos diversos setores de uma prefeitura, por exemplo, a existência de dados em formatos de planilhas, às quais não possuem apoio gráfico de apoio à tomada de decisões. Nestes casos, através do geoprocessamento é possível espacializar tais informações e com isso obter uma maneira mais assertiva de tratamento destas informações. Em outros casos, temos mapas e cartas que foram digitalizados e não possuem atributos vetoriais que possibilitem a mensuração ou extração de informações de apoio à tomada de decisão. Outras vezes, temos imagens de satélite, mas não temos as feições intrínsecas à tais imagens. Em todo caso realiza-se uma classificação manual ou automática para identificação de feições de interesse por meio da vetorização destas informações, sendo possível, a partir destas vetorizações, realizar inferências mais coerentes com os objetivos de interesse.
Análise espacial de dados
Compreender a distribuição espacial de dados provenientes de fenômenos ou atributos de uma região ou lugar constitui um grande desafio para a elucidação de questões centrais de diversas áreas e setores do desenvolvimento humano e social, seja na área da saúde, do agronegócio, do desenvolvimento urbano e rural. Deste modo, a análise espacial consiste em mensurar propriedades e relacionamentos, considerando a localização geográfica do fenômeno, ou seja, incorporar o espaço geográfico a uma análise de interesse. Para tanto, a partir de uma base de dados é possível realizar diversos estudos, fornecendo parâmetros e e padrões à perseguir na execução de variados projetos.
Geoestatística aplicada à tomada de decisão
A geoestatística é muito utilizada na agricultura de precisão, sobretudo para as culturas de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar, com um ciclo que se inicia na coleta dos dados, análises e interpretação dessas informações, geração das recomendações, aplicação no campo e avaliação dos resultados. Para o processamento de dados georreferenciados utiliza-se o geoprocessamento, que incluem as tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica. A modelagem via SIG possibilita a fusão dessas camadas de informações, ampliando a capacidade de interpretação dos dados e auxiliando na tomada de decisão para a gestão do sistema de produção. A geoestatística é o estudo de um fenômeno natural, que pode ser caracterizado pela distribuição no espaço de uma ou mais variáveis, chamadas de “variáveis regionalizadas”. O estudo destas variáveis tem como objetivo resolver os problemas de estimativa para aqueles locais em que a amostragem não foi realizada. A interpolação é alcançada por meio dos métodos estimadores que podem ser divididos basicamente em duas categorias, os modelos determinísticos, aqueles que têm por base critérios apenas geométricos e não fornecem medidas de incerteza associadas.
Projeto de desmembramento
O desmembramento de lotes consiste no parcelamento de uma determinada área para a formação de novos lotes. Para realizá-lo é necessário que o proprietário do local entenda como funciona a legislação. O desmembramento de imóveis urbanos é um direito que a Prefeitura concede ao proprietário de dividir sua propriedade em duas ou mais partes, desde que siga as especificações exigidas pela mesma. De uma forma mais técnica, abordado pelo Art. 2º, §1º da Lei nº 6.766, o ato de desmembrar seria “a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento (…)
Parcelamento de solo (loteamento)
A forma como o solo é adquirido para uso particular no campo ou nas cidades é através do parcelamento dos mesmos em lotes. Este parcelamento denomina-se loteamento. Os lotes variam de dimensão de acordo com as leis municipais e também de acordo com o bairro. Na Zona Rural esses lotes são geralmente de tamanhos muito maiores do que na Zona Urbana. Nas cidades, os lotes podem receber edificações para habitação ou trabalho, respeitando as regras de construção que estão discriminadas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano, que cada Município possui especificando suas particularidades. Para a realização de um loteamento, o primeiro passo é o levantamento topográfico do terreno (…)
Estudo de Viabilidade de Loteamento
O estudo de viabilidade visa encontrar a melhor alternativa para geração de valor da gleba, e assim, fornecer informações de extrema importância para os empreendedores que desejam investir no desenvolvimento urbanístico da gleba. O parcelamento de solo urbano, que é regido pela Lei Federal Nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, permite o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, chamados de loteamentos. A tomada de decisão de investimentos no setor encara certas especificidades, em especial pouca flexibilidade, elevados níveis de incerteza e o longo prazo de maturação. Neste contexto, a análise de viabilidade ocorre para que se agregue credibilidade ao proposto (…)
Avaliação de imóveis urbanos e rurais
A avaliação de imóveis é feita dentro de procedimentos técnicos para a realização das análises de valor. Os bens materiais são os imóveis urbanos, rurais e industriais, os veículos, as máquinas e equipamentos, o cultivo agrícola e os semoventes. Na categoria dos intangíveis se incluem o fundo de comércio, os lucros cessantes, as marcas e patentes. Existem diversas formas de obter-se o valor de um imóvel. A escolha do método depende das informações disponíveis e do nível de rigor desejado. Uma das melhores formas para Avaliação de Imóveis é por comparação com imóveis semelhantes (método da Comparação de Dados de Mercado). É o melhor método, mas depende da existência de transações do mesmo tipo (…)
SOLICITE UM ORÇAMENTO!! TEMOS A EXPERTISE QUE VOCÊ PROCURA!!
A Atlas GeoTop atua nos setores voltados à regularização e infraestrutura urbana/rural, meio ambiente, projetos e obras civis, além do cadastro, avaliação de imóveis, levantamentos topográficos e geodésicos com coordenadas reais de imóveis, locação de obras e georreferenciamento de imóveis ruais INCRA. Realizamos também o planejamento, projeto e suporte à execução de obras civis. Persistindo em nossa equipe uma visão global, oferecemos com profissionalismo e comprometimento diversos serviços no âmbito da engenharia civil e geoprocessamento, além de peças técnicas especializadas para geotecnologias e geociências aplicadas. Oferecemos serviços especializados com eficiência e comprometimento no atendimento das demandas exclusivas de alto padrão. Realizamos levantamentos levantamentos aéreos por drone e vant para grandes áreas e municípios, bem como levantamentos topográficos, geodésicos e cadastrais multifinalitários, com ênfase à elaboração de peças técnicas especializadas e projetos por meio de tecnologia B.I.M. para parcelamento de solo, vias urbanas e rurais, dimensionamento de taludes, loteamentos, divisão, demarcação, regularização de imóveis e viabilidade de empreendimentos em área urbana e rural, além de projetos arquitetônicos, elétricos, hidrosanitários, entre outros.
