TOPOGRAFIA
Você está tendo problemas com sua equipe na execução de projeto de terraplanagem? Seu terreno é alvo de desapropriação e precisa de perícia e avaliação? Temos a expertise que você procura. Projetos e serviços especializados, com profissionalismo, eficiência e comprometimento!!
Possuímos 10 anos de atuação na área de geotecnologias aplicadas e projetos de engenharia. Acompanhando o mercado com demandas cada vez mais exigentes, temos o foco na elaboração de projetos e prestação de serviços altamente qualificados, com responsabilidade, comprometimento e eficiência técnica, valorizando os negócios dos quais participamos, respeitando a confiança do investimento de nossos clientes em resultados de alto padrão. Somos especialistas em levantamentos de informações espaciais para empreendimentos em área urbana e rural, bem como elaboração de peças técnicas diferenciadas com o rigor técnico que nossos clientes merecem.
Entre outros projetos e serviços você pode contar conosco para design de interiores e maquetes completas em 3D, juntamente todos os projetos básicos e executivos, bem como levantamentos topográficos, georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, locação de obras e infraestruturas e muito mais. Nos dedicamos em apresentar resultados eficientes, com alto padrão e rigor técnico. Entre em contato, oferecemos a medida certa para seu investimento em projetos e serviços de engenharia.
Você tem um projeto pronto para implantação e precisa de apoio topográfico de alta precisão? Não possui equipe capacitada para locação de grandes empreendimentos?! Precisa realizar o dimensionamento das redes de drenagem?! Temos a expertise que você procura!! Valorize seu investimento em serviços especializados e de alto padrão!!
Cálculo de volume para obras urbanas, rurais e reservatórios
Diversas são as aplicações e finalidades do cálculo de volumes. Para projetos de estradas, por exemplo, o cálculo de volumes de terraplanagem deve considerar a espessura de remoção da camada vegetal superficial, conforme características intrínsecas de cada segmento homogêneo. A nota de serviço de terraplanagem deve ser elaborada em relação ao topo da camada final e fornecendo as cotas do terreno do projeto no seu eixo e em suas transversais com distâncias em relação à este compondo toda a geometria. Já para obras urbanas, por vezes é necessário descobrir o volume de demolição, corte e aterro para novos projetos.
Avaliações de imóveis, vistorias, laudos e perícias
Em muitos casos de litígios entre confrontações e para se demarcar os limites de imóveis urbanos e rurais que perderam suas descrições perimetrais é preciso realizar análises técnicas capazes de inferir com segurança sobre a localização de divisas, por meio de vistorias, laudos, perícias e avaliação especializada de imóveis, atributos da engenharia de agrimensura. Os requisitos exigidos em uma perícia estão diretamente relacionados com as informações que se possam extrair. As exigências de uma perícia são condicionadas à abrangência das investigações, à confiabilidade e adequação dos dados e à qualidade das análises técnicas efetuadas.
Projeto e locação de pontos para terraplanagem
Cálculos geométricos, cálculos de volumes, notas de serviço para locação dos pontos fundamentais, planta dos perfis altimétricos, declividades mínimas e máximas, são exemplos de serviços e peças técnicas vinculados à terraplanagem. A palavra terraplenagem se refere à movimentação de terra, colocando ou retirando terra de locais de interesse, realizando o corte ou espalhamento e compactação de volumes de solo de acordo com os interesses e especificações técnicas de um projeto de engenharia, seja para obras rodoviárias, loteamentos, platôs logísticos, platôs residenciais, aeroportos, ou simplesmente para condicionar determinado imóvel para receber uma obra residencial realizando cortes ou aterros ótimos ao interesse e finalidade.
Planta de declividades por área e de elevações por área
São peças técnicas geralmente atribuídas à sistematização de solos, com o objetivo de tornar sua superfície com declividades uniformes em uma ou duas direções em áreas agrícolas, ou ainda para o cálculo de superfície útil à determinada cultura. A planta de declividades também é utilizada no Cadastro Ambiental Rural para delimitação de regiões de preservação acima de determinada cota ou com declividade exigente para a preservação da vegetação nativa. Em outros casos, à planta de declividades e de elevações de uma microbacia é ponto de partida para o traçado de estradas, cálculos de escoamento superficial, dimensionamento de redes de drenagem, delimitação de manchas de inundação, entre outras aplicações.
Levantamento cadastral multifinalitário
Vale ressaltar que o levantamento é a base de um bom projeto, sem ele, os riscos em obra são grandes e podem custar dinheiro, comprometer prazos e até mesmo gerar acidentes em obras infraestruturais. Ao se falar em cadastro entende-se um levantamento topográfico e documental completo, registrando todos os elementos que compõem o lugar, inclusive dados dos proprietários dos imóveis e suas divisas para regularização de lotes urbanos ou rurais, por exemplo, bem como o desnível e declividades, sarjetas, bocas de lobo, postes, árvores, colunas estruturais, escadas, enfim, todos os elementos intrínsecos ao lugar de interesse e por este motivo chama-se multifinalitário.
Projeto de desmembramento
O projeto de desmembramento muitas vezes é atribuição exclusiva do agrimensor que, a partir do levantamento topográfico e de acordo com os interesses do proprietário do imóvel, realiza a divisão do lote em partes menores, gerando novas matrículas. O desmembramento de lotes consiste no parcelamento de uma determinada área para a formação de novos lotes. Para realizá-lo é necessário que o proprietário do local entenda como funciona a legislação. O desmembramento de imóveis urbanos é um direito que a Prefeitura concede ao proprietário de dividir sua propriedade em duas ou mais partes, desde que siga as especificações exigidas pela mesma. De uma forma mais técnica, abordado pelo Art. 2º, §1º da Lei nº 6.766, o ato de desmembrar seria “a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos.
Divisão de imóveis rurais e realização de inventário
A forma como o solo é adquirido para uso particular no campo ou nas cidades é através do parcelamento dos mesmos em lotes de forma regular, entretanto, condomínios rurais (um registro com vários proprietários), por exemplo, geralmente são formados por imóveis recebidos por herança. Com o passar do tempo esses herdeiros morrem ou vendem suas quotas e o condomínio se torna um problema. Daí a necessidade de divisão. Os lotes variam de dimensão de acordo com as leis municipais e também de acordo com o bairro. Na Zona Rural esses lotes são geralmente de tamanhos muito maiores do que na Zona Urbana. Nas cidades, os lotes podem receber edificações para habitação ou trabalho, respeitando as regras de construção que estão discriminadas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano que cada Município possui especificando suas particularidades.
Locação de obras e pontos de terraplanagem
A locação de obra é o ponto de partida da sua construção e deve ser realizada com cuidado e precisão para evitar problemas. Realizar a locação de obra nada mais é do que demarcar no terreno a posição dos principais elementos da construção, começando pela fundação e alguns elementos estruturais intermediários, sempre seguindo as orientações de projeto. Para começar o processo de locação, é necessário que o terreno esteja limpo: sem entulhos, materiais de construção ou vegetação. As escolhas dos equipamentos e materiais a serem utilizados, além da equipe que fará o serviço, influenciam diretamente no resultado final da sua locação. Sendo assim, especialmente em obras mais complexas, recomenda-se o uso de equipamentos eletrônicos (estação total, nível a laser) e o advento da topografia.
Avaliação de imóveis urbanos e rurais
A avaliação de imóveis é feita dentro de procedimentos técnicos para a realização das análises de valor. Os bens materiais são os imóveis urbanos, rurais e industriais, os veículos, as máquinas e equipamentos, o cultivo agrícola e os semoventes. Na categoria dos intangíveis se incluem o fundo de comércio, os lucros cessantes, as marcas e patentes. Existem diversas formas de obter-se o valor de um imóvel. A escolha do método depende das informações disponíveis e do nível de rigor desejado. Uma das melhores formas para Avaliação de Imóveis é por comparação com imóveis semelhantes (método da Comparação de Dados de Mercado). É o melhor método, mas depende da existência de transações do mesmo tipo (…)
Nossos Parceiros
Em parceria com profissionais atualizados com demandas urbanas e rurais, oferecemos suporte ao planejamento, desenvolvimento e execução de projetos em campo, elaboração de projetos especializados por tecnologia BIM entre outros serviços.
SOLICITE UM ORÇAMENTO!! TEMOS A EXPERTISE QUE VOCÊ PROCURA!!
A Atlas GeoTop atua nos setores voltados à regularização e infraestrutura urbana/rural, meio ambiente, projetos e obras civis, além do cadastro, avaliação de imóveis, levantamentos topográficos e geodésicos com coordenadas reais de imóveis, locação de obras e georreferenciamento de imóveis ruais INCRA. Realizamos também o planejamento, projeto e suporte à execução de obras civis. Persistindo em nossa equipe uma visão global, oferecemos com profissionalismo e comprometimento diversos serviços no âmbito da engenharia civil e geoprocessamento, além de peças técnicas especializadas para geotecnologias e geociências aplicadas. Oferecemos serviços especializados com eficiência e comprometimento no atendimento das demandas exclusivas de alto padrão. Realizamos levantamentos levantamentos aéreos por drone e vant para grandes áreas e municípios, bem como levantamentos topográficos, geodésicos e cadastrais multifinalitários, com ênfase à elaboração de peças técnicas especializadas e projetos por meio de tecnologia B.I.M. para parcelamento de solo, vias urbanas e rurais, dimensionamento de taludes, loteamentos, divisão, demarcação, regularização de imóveis e viabilidade de empreendimentos em área urbana e rural, além de projetos arquitetônicos, elétricos, hidrosanitários, entre outros.








